Notícias/Artigos

Notícias, destaques e muito mais!

Dia Mundial da Saúde assinalado pela OPP

Em Portugal, estima-se que 1 em cada 5 portugueses sofrem de problemas de Saúde Psicológica e que 75% das pessoas são alvo de preconceitos, pois muitas vezes estes problemas são desvalorizados e encarados como caprichos, preguiça ou falta de carácter.

A Saúde Psicológica está rodeada de preconceito, ignorância e medo. O mesmo não acontece com a Saúde Física. Perante um amigo que nos diz que teve um AVC, nunca nos lembraríamos de dizer “Se teve um AVC é porque é fraco!“. Se um familiar nos conta que tem um cancro, não nos passa pela cabeça dizer-lhe “É só um cancro, isso passa!”. No entanto, é frequente ouvirmos dizer que as pessoas que têm um problema de ansiedade ou depressão “Estão a fazer fita”, “Não têm força de vontade” ou “Precisam é de relaxar”.

Muitas vezes, os problemas de Saúde Psicológica são desvalorizados e encarados como caprichos, preguiça ou falta de carácter: 75% das pessoas com problemas de Saúde Psicológica são alvo destes e doutros preconceitos.

Na realidade, embora a importância e a gravidade dos problemas de Saúde Psicológica, tal como o sofrimento que acarretam, sejam subvalorizados, os problemas de Saúde Psicológica são mais debilitantes do que a maior parte dos problemas de Saúde Física. Por exemplo, em média, uma pessoa com depressão tem 50% mais de incapacidade do que uma pessoa com angina de peito, artrite, asma ou diabetes. A dor mental é tão real quanto a dor física, muitas vezes é mais grave.

Para as pessoas que vivem com problemas de Saúde Psicológica, o estigma é uma das maiores barreiras a uma vida completa e satisfatória. Pode fazê-las sentir envergonhadas, culpadas, sem esperança e ansiosas. Torna mais difícil encontrar e manter um emprego, fazer amigos ou ter uma vida social activa. Sobretudo, o estigma pode dificultar a procura de ajuda e, por isso, tornar a recuperação mais lenta e difícil.

É importante saber que os problemas de Saúde Psicológica não têm de moldar negativamente a nossa vida e a nossa história. Existem tratamentos eficazes! Quando procuram ajuda, a maior parte das pessoas com um problema de Saúde Psicológica pode e recupera desse problema.

Excerto do texto publicado a 07 de Abril de 2015 pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, a propósito do Dia Mundial da Saúde.

thumbnails-serviços